26 de dez. de 2010

SERVIDORES E PROFESSORES MUNICIPAIS

Uma "luta" pela municipalização, recursos para os municípios.
O Servidor Público e Professores Municipais (Letra maiúscula mesmo!) possuem um estigma terrível perante a população. Escrevo para dizer, a quem interessar, que gosto muito de teorias, mas amo a prática.
Na prática está o verdadeiro andamento de tudo, é o imbróglio funcionando. Em qualquer empresa, particular ou órgão público, os funcionários trabalham conforme o riscado dos patrões.
Os funcionários de empresas particulares não são vistos da mesma forma por que na prática seguem o riscado, na maioria delas. Essas empresas trabalham e visam o lucro e isso determina o riscado.
Os órgãos públicos visam o bom atendimento dos serviços aos cidadãos. Naturalmente, na prática seus servidores seguem o que determinam seus patrões, assentados pelo povo, e nem sempre é um riscado, mais parece um rabisco, o que é possível com os parcos recursos.
A falta de estrutura, remuneração vil (a mercê dos patrões) e a política são algumas variáveis não consideradas pelos pregadores da inoperância da máquina pública.
Não há culpa pontual nisso, com a centralização dos impostos pela federação e estado ficam aos administradores municipais a opção de bem remunerar quem merece ou fazer obras para a cidade.
O que se deve destacar é a decisão sobre isso e ela é sempre política. Bem aí entramos em seara conturbada. O político precisa do povo ao seu lado e ele decide o que é melhor.
Para que tanto funcionário/servidor (minúscula mesmo), é preciso ou não, sei lá! O que é certo é que o excesso foi colocado por política. Os demais estão ali por seus méritos e cumpre seu dever, aquele dever que não foi rabiscado por eles.
Por que então o terrível estigma? Porque o dedo apontado para os servidores? Tenho para mim que esse dedo está na direção errada.
A propósito, foi votado esta semana um plano de carreira para os Servidores Públicos de nossa cidade, aumento médio previsto na folha 6%.
É preciso dizer mais? Sim, Pato é ave, águia é ave então, águia é pato. Mais uma vez se utiliza o demagógico sofisma.
Um dia águia vai ser águia e pato vai ser pato!

Observação: Na Prefeitura é Servidor e na empresa particular é funcionário, jogo de palavras de imensurável criatividade que faz seus dedos não apontarem  para os rabiscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário