PADRE SALOMÃO

    


      Eu conheci este padre. Quando jovem não era de pular o muro da escola com o zézinho, mas também não caminhava contra o vento sem lenço, nem documento. Não deixava ninguém se enrolar nos caracóis de seus cabelos. Macho, homem rude da roça.
     Uma noite, sentado a beira de um açude viu a imagem branca de uma Santa andando sobre as águas, para ele um sinal. No outro dia, ao mesmo tempo em que sua mãe procurava pelo lençol que o vento levara do varal entrou para o seminário.
     Os padres possuem o privilégio de mudar seu nome de batismo quando ordenados, alguma jogada de markenting. Assim sendo, ele, Anastácio, julgando-se o mais sábio entre seus pares escolheu o nome de Salomão.
     Sua inteligência não podia ser contestada mas sua capacidade de julgar, o pavio curto e suas grosserias eram criticadas por seus pares, ímpares, múltiplos de três e por seus números primos.
     Além destes predicados pecava pela desatenção. Totalmente dispersivo. No dia de sua ordenação o Bispo entrou na Igreja e todos levantaram-se menos ele. O colega ao lado cutucou-o.
     - Não levanto, quem trabalha em pé é ginecologista anão!
     Não satisfeito com a maravilhosa frase que havia proferido ainda fazia gestos com as mãos tentando explicar a altura do anão e apontando para a própria mãe o local de trabalho do ginecologista. Não fosse o grito do colega a explicação virava palestra.
Durante os comes e bebes dos festejos da ordenação, Padre Salomão, orador da turma partiu para o discurso, reconhecido até hoje como exemplo de sua personalidade;
    - Senhor Bispo, Pai, mãe, irmãos e irmãs, início agora uma nova vida, terei momentos de lombriga em barriga rico mas, sei dos momentos de sofrimento em que como pica de portador de continência urinária derramarei lágrimas a cada passo.
Acabo de receber minha primeira missão. Eu aguardava essa missão e a recebo como Cristo esperou os pregos, de braços abertos, só que não ficarei de pernas cruzadas. Caminharei rumo a igreja da favela em cumprimento ao dever junto aos pobres. Não temo a pobreza! Criei-me comendo barro para cagar tijolo e é com esses tijolos que edificarei meus sonhos, minhas metas e talvez hemorróidas. Serei digno do cargo de representante do homem na favela.
     Os senhores e as senhoras que me viram nascer no mato junto a minha casa. Os senhores e senhoras que viram eu ser concebido junto a sanga naquele convescote, vocês que me viram menino, depois moço saudável e viril, corrido a pau de perto de suas filhas confiem em mim. sobre esta batina esconde-se um lutador, forte como tapa de cafetão, persistente e metido como pentelho em boca de velho mas, temente ao Senhor, temente como gurizote indo para a zona.

      O estilo do padre Salomão ficou conhecido na favela após muitas ovelhas de seu rebanho procurarem seus conselhos. Seu modo cru, sem sutilezas cativou a todos.
     Uma de suas sábias lidas ocorreu num sábado à tarde quando preparava-se para seu sagrado soninho e foi interrompido pela campanhia. Sua reação foi instantânea;
    - Não da para apertar o clitóris da mãe?
    Uma voz aflita de senhora clamou;
    - Padre Salomão!
    Ele tentou esqueçer, ficou calado, quieto.
    - Padre Salomão!
    Continuou quieto.
    - Padre Salomão!
    Levantou-se resmungando uma ladainha que não seria aceita em nenhuma procissão. Abriu a porta. Era dona Maria, uma devota que não lhe deu tempo para esparramar os impropérios que pensara. Entrou no recinto.
    - Padre tô com um pobremão!
    - Três dona Maria, três! O primeiro é esse que a senhora ainda não me falou, o outro é a petulância e o terceiro é a mão na cara estou a fim de...
    - Padre é causo sério. O Marião, meu marido, chega em casa todo dengo e vem prá cima de mim, cutuca, aperta, chera meu cangote. Tá com desvio de conduta!
     - Dona Maria, ele esta é com desvio de sépto para cheirar um cangote desses!
     - Ah, isso eu não sei Padre se ele tá septo ou errado, é o que quero sabê, devo dar atenção prá ele ou é pecado?
     - Dona Maria, a senhora deve dar para ele não só atenção, pelo amor de deus dá o que ele quiser!
    - Padre Salomão, o senhor não tem idéia do que ele quer.
    - Se eu tenho idéia não interessa, da para o Marião o que é do Marião!
    - Pronto, vô dá!
    Antes de começar a missa das seis o padre Salomão avistou Dona Maria chorando copiosamente junto a uma coluna da igreja. Aproximou-se dela e notou alguns hematomas em seu rosto;
    - Dona Maria o que houve?
    - Ah, padre! Fiz como o senhor mandou, dei pro Marião o que era dele, a geladeira, dois cobertores, as roupas, tudo e acabei apanhando.
    - Mas não era isso Dona Maria, eu falei de sexo, seu marido queria sexo!!!
    - Eu sei padre!
    - Então dona Maria porque não lhe deu?
    - Como padre, se não é dele?
    - Ai meu saco! Eu sei que é seu, que não é dele, é um modo de falar, se ele é casado com a senhora é como se fosse dele!
    - Mas não é, é do cumpadri Jorgi!!!

    Conheço esse padre... Sempre teve altos e baixos como conselheiro e educador. Na verdade mais baixos. Certa noite foi visto consolando a uma viúva com sua sutileza de sempre.
    - Dona Mercedes, é como se Deus o tivesse chamado para ficar a seu lado
    - Não padre, não! Deus não existe. Por que meu marido, logo ele?
    - Dona Mercedes, que Deus existe, existe. O que não entendo é ele chamar um crápula destes! 
...

     Foi chamado, certa noite, para dar a Extrema Unção a um moribundo. Paramentado, mandou que todos se retirassem do quarto. Sentou-se à beira da cama e antes que iniciasse as rezas o candidato a anjo começou a falar, foi mais de hora de conversa sobre sua vida "digna" até perder as forças e partir.
    O padre Salomão foi até a sala com a notícia. A viúva agarrou-se a ele chorosa e agradecida;
    - Pelo menos recebeu a Extrema Unção, vai estar perto de Deus.
    - Não deu tempo minha senhora.
    - Padre! Como ele vai encontrar o senhor?
    - Chato como ele era? Se encontrar alguma porta fechada passa por baixo!
...

    Mãe zelosa, Dona Carmem procurou o padre Salomão para que lhe  aconselhasse sobre seus filhos que andavam tendo atitudes estranhas.
    - Padre, meus filhos andam fazendo coisas!
    - Que coisas?
    - Aquelas coisas. Se trancam no quarto, demoram no banho...
   - E daí?
   - Como eu faço para eles pararem com esses pecados?
   - Manda eles aqui, uma vez por dia.
   Dito e feito, todos os dias ela os levava até a igreja. Deu certo, Dona Carmem ficou maravilhada. Os meninos estavam felizes e até mostravam muita disposição na hora de ir a igreja.
    - Padre, parece milagre eles largaram mão das bobagens. Como o senhor conseguiu?
    - Simples. Eles chegam e eu saio!
    - Só isso o senhor não disse que é pecado e...
    - Não! Agora eles fazem aqui!
    - Mas...Mas  o pecado é maior ainda!
    - Pecado é a senhora querer controlar tesão de guri!

    Conheço esse padre. Mauronave, sujeito metido, e com razão, moreno alto, bonito e sensual procurou o Padre Salomão para anunciar e marcar data do seu casamento. Causou espanto;
    - O que, você! O dono do pedaço, que já traçou todas...
    - Parei padre, agora tô apaixonado é amor, coisa séria.
    - A Estela, eu sei, rainha da laje. Eu vi vocês saíndo do matinho.
   - Pois é...Motel de pobre né padre. É um matagal mas é nosso cantinho.
   - Já investiguei, até já escreveu na árvore o seu nome junto ao dela, coisa mais melosa       Mauronave. Para um "formigão" como tu!
   Meio contrariado o padre acertou a data e no dia marcado aconteceu o casório. Para deixar claro sua opinião foi até a árvore dos pombinhos, pegou o canivete e onde estava escrito;   Mauronave e Estela completou; Se o tronco murchar não vai ser por ele e sim por ela.