25 de jan. de 2010

A GUERRA FRIA

É muito bom que as pessoas bafejadas pela brisa do saber, beijadas pela maviosa deusa da cultura, preenchidas pela luz da informação e portadoras de conhecimentos tão infinitos que se não impossível fosse derramasse-iam pelas bordas do universo venham colocar no branco da tela textos que possibilitem aos menos esclarecidos obter pelo menos um lúmen de sabedoria.
Como poderiam os mal amados pela sabedoria terem esclarecidas pelo menos algumas de suas ignorâncias entre elas a Guerra Fria; A tal guerra não se trata de uma revolução realizada no inverno, ou de uma disputa entre a Kibon e a Yopa ou mesmo uma acirrada concorrência entre a Brastemp e a Consul.
Existem pessoas que acham, juro, que a maior consequencia a Guerra Fria foi a gripe espanhola, outras pensam que é uma guerra que ocorreu a milhões de anos durante a Era Glacial mas, as que mais me impressionam são aquelas que afirmam que isso foi coisa de esquimó.
Como sou um dos iluminados e estou diante da tela branca tentarei explicar de forma sucinta o que é Guerra Fria. Em princípio todas as guerras são uma fria. O sujeito ser chamado, alistado, treinado e mandado a qualquer lugar para dar tiros nos outros e levar tiros dos outros evidentemente entrou numa fria, meteu-se numa gelada, aqui cabe um esclarecimento, meter-se numa gelada não é entrar em garrafa de cerveja ou comer a falecida é arrumar problema, cair em armadilha, etc.
A Guerra Fria é uma expressão usada por um sujeito americano ( Tinha que ser ), chamado Walter Lippman em uma série de artigos de um jornaleco que tinha mais artigos que loja de 1,99, nos quais falava sobre acontecimentos criados por fantásticos exemplares da raça humana nas relações entre os governos de alguns países. Exemplos marcantes? Marshall, um americano (Tinha que ser), Molotov, um adorável plano russo, a Doutrina Trumann, outro tinha que ser, o indefinível comunista Mao Tsé- Tung, entre outros que conseguiram espetaculares choques diplomáticos em todos os cantos do mundo.
Por favor, a partir de agora quando o assunto for Guerra Fria não fale nada sobre matança de pinguins!

Nenhum comentário:

Postar um comentário