13 de out. de 2010

MEIA IDADE

É qualquer coisa entre os 40 e 55 anos, entre uma juventude que não volta e a velhice que já vem, qualquer coisa entre tudo bem e já vai doer. É quando a gente começa a pensar que sabe mais que todo mundo.
O sujeito de meia idade da palpite em tudo, palpite não, expõe e impõe sua experiência que absolutamente não existe. O que diz é dito como certo e definitivo, pensado e vivido. Tem tanta certeza de que sabe de tudo que quando não sabe mente.
Na área da medicina o sujeito de meia idade mata, deixa aleijado ou manda para o hospital amigos e parentes com suas receitas e truques para depois, prepotente, julgar necessária e imperiosa a presença de seus conhecimentos no velório.. Quem mais poderia entender a dor dos que ficaram, quem mais seria capaz de conduzir as ações para a família amordaçada pela perda? Chega com horas de atraso e garante a viúva que esta tudo providenciado.
Quando se mete em mecânica a coisa é mais branda, afinal seus conselhos causam apenas danos materiais. Alguém falar que vai levar o carro na oficina é prato cheio, pronto para receber colheradas de falação do sujeito de meia idade. Quando alguém fala que vai trocar o carro, bom ai sim, ele sorri por dentro, acomoda-se numa cadeira e inchado de glória pergunta; Qual o carro que vais comprar? Acreditem, ele não espera o incauto responder e discorda terminantemente. Alega, explica, demonstra que melhor seria outro carro, outra marca, outro modelo e jura que conhece um lugar que tem esse carro por muito menos do que o incauto pensa. Jura e o incauto acredita. Três semanas depois o incauto compra o carro que queria por não encontrar o do sujeito de meia idade, e um detalhe paga mais caro por que os preços subiram.
Sexo, para o mundo, homens, mulheres, etc. o sexo é um mistério, mas para o sujeito de meia idade não, não mesmo. Ele sabe quem é quem em matéria de sexo. Ninguém é o que pensa e sim o que ele pensa. Ninguém dá o que dá e sim o que ele acha que dá. Mulher bonita ou deu para ele, ou vai dar para ele ou ele não quis. Na verdade só comeu uma ou duas. Provavelmente uma prostituta quando estava bêbado e a esposa quando estava são, mas acha que sabe como quem comeu todas. Mente que já traçou tantas que só lhe resta acomodar-se. Claro que essa acomodação pode desmoronar com qualquer bagulho lhe pedindo fogo em estação rodoviária.
Esporte e política. Sua preocupação maior é de que todos saibam que só não foi jogador profissional por preferir os estudos. Político então nunca foi seu sonho, embora tenha sido convidado inúmeras vezes. É categórico, se tivesse aceitado ganharia qualquer eleição para qualquer cargo. Detalhe interessante é que o sujeito de meia idade conhece todos os jogadores profissionais e políticos dos tempos em que eles não eram nada, até hoje eles o conhecem, são seus irmãos, amigos.
Cultura, nisso o sujeito de meia idade é imbatível. O jovem diz que não sabe, o velho escapa, ele não, ele mente. Já leu todos os livros dos quais ouviu falar o titulo. Diante de um quadro do Picasso faz pose de quem entende e comenta; Lindo, soberbo! Sai da frente do quadro satisfeito com sua atuação e cada vez mais ciente da ignorância que teima em não admitir.
Coisas do coração. Para o sujeito referido essas coisas não apresentam segredo, desde as anginas, enfartos até os problemas de amor ele já teve quase todos, só falta o enfarto que não vai ter por causa de um chá que ele toma e jura que desmancha gordura e limpa as suas artérias.
O sujeito de meia idade chama a filha e enche os ouvidos dela de conselhos baseados nas estórias que viveu, na verdade só namorou a mãe dela. Ensina-lhe a evitar os ataques dos meninos que na verdade se defendem dela. Explica que as coisas do coração são passageiras, mais tarde ela vai conhecer um jovem que vai ama-la e desposa-la. Cara de sabedor espera pela próxima pergunta da amada filha e boquiaberto ouve-a; Pai, e para me comer, vão demorar muito?
Agora o seguinte, chega de tripudiar o sujeito de meia idade vamos destacar algumas qualidades, nem tudo nele é ruim, por exemplo, o sujeito de meia idade é um... é um... é um... Sei lá. Ah, sim ! Digamos que você esteja com algum problema de saúde, amor, problema no carro, essas coisas, chama um sujeito de meia idade. Pode não lhe dar a solução mas é certo que lhe dará pelo menos uns dezoito conselhos. Vais me indagar se isso é uma qualidade. Muitas vezes viver de ilusão é ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário