9 de mar. de 2010

A MISSÃO DE PEDRO

Pedro era um bom homem, sempre carregado de afazeres com o cargo de secretário do Mestre. O Mestre, que sabia tudo do coração mole de Pedro, abusava do coitado. Não tão coitado assim, afinal nos últimos dias havia traído o Mestre três vezes num negócio que envolvia um galo, até hoje isso não esta bem esclarecido. Bom, o Mestre chamou-o e prometeu-lhe o perdão caso executasse com correção a tarefa de organizar um jantar.
O Mestre estava sendo perseguido por seus inimigos, os romanos, povo que além de se negar a ir a missa nas catacumbas m usava mini saia de couro E quando resolviam perseguir alguém invariávelmente a coisa terminava em crucificação. Pedro, deduziu na hora que o jantar era de despedida.
Pedro confiava Mestre mas não a ponto de acreditar que ele escaparia dos de mini saia, por isso ficou abatido, seu corpo badalou Dentro da toga rota, desabou, desmaiou. Acordou com um tempo depois a voz tremula de Lucas a dizer-lhe, Pedro, que fazes caído sobre esta pedra fria, levanta-te ou edificareis um resfriado, uma pneumonia!
Pedro, que temia o frio sob a toga por causa de um pequeno corrimento que se manifestava de tempos em tempos desde que mantivera um relacionamento com uma ex-pecadora, obedeceu.
Ergueu-se auxiliado pelo companheiro de apostolagem e encarando-o exclamou; Lucas, em ski Beibê! Sabia que o Mestre vai nos deixar. Nunca mais o veremos, nunca mais teremos multiplicação dos pães, dos peixes, transformação de vinho em água ...
Lucas interrompeu-o pedindo explicações e calma. Não recebeu nem explicações nem calma mas uma enxurrada de queixas que o colocaram a par da missão de Pedro. Sereno, feitio dele, indagou Lucas; Quando será o jantar? Pedro respondeu-lhe que seria trigésimo oitavo dia após o Carnaval no ano de Trinta e três AC, logo após o desfile da última escola de samba GRES Unidos da Via Apia. Isto preocupou Lucas pois faltavam dois dias apenas. Então, com a rapidez da biga de Ben Hur Pedro puxou-o pelo braço e disse-lhe; Não temos tempo a perder, vamos as termas, precisamos pensar!
Na casa de banhos Termas Ó Limpo, suavam com o vapor de água que saia do tacho de cobre enquanto discutiam os Passos Necessários para a Realização do jantar. Convidariam só os apóstolos, descartaram José, pai do Mestre porque estava fora da cidade reformando os móveis de um fazendeiro hebreu podre de rico, Lázaro Porque o Mestre havia conseguido ressuscitá-lo mas não tirar dele o cheiro dos sete dias. Mulheres não seriam convidadas, não desta vez era coisa séria.
Começou então a escolha do local. Por que não o Mac Donalds ou em Puma grande mesa no Out Let? Porém Pedro achou que seria dispendioso. Lucas lembrou-lhe que Judas tinha trinta moedas. Pedro achou que seria muita exposição pública para o Mestre. Lucas lembrou-lhe que em dia de semana o Roma Plaza Shopping era pouco frequentado. Pedro terminou com as idéias de Lucas argumentando que detestava a mostarda do Mac e não comia carne de canguru. Acabaram por escolher uma cantina pouco conhecida, tinha até uma sala nos fundos onde, em algumas noites, o proprietário realizava rodadas de bingo, em outras projeções de filmes Hard Core e outras Encontro de Casais.
Suados, Lucas e Pedro sairam da sala e enquanto dirigiam-se ao banho discutiram os demais detalhes do jantar.
Precisavam de um artista, fotógrafo ou cineasta de confiança para que o jantar ficasse registrado para as futuras gerações. Lembraram-se de Spilberg, um judeu que estava sendo elogiado por seus trabalhos mas havia o problema da pedofilia. Acabaram concordando que o melhor, mais barato e menos pirotécnico seria chamar o velho Leonardo da Vinci, um cara esquisito que já tentara até voar.
Tudo pensado e acertado saíram pelas ruelas de Roma a convidar, contratar e reservar o que haviam Estabelecido.
Na noite do trigésimo oitavo dia após os festejos do carnaval, como estava previsto, deu-se início ao jantar. O Mestre, estupefato Com a capacidade de organização de Pedro, após as duas horas e meia de espera para que Da Vinci pintasse o quadro, elogiou-o: Pedro, estou admirado com você, escolheste bem o local, os convidados, o pintor ... Permito-me dizer-lhe o cardápio estava fraco um tanto... Pão e vinho, e nem é Cabernet!
Pedro ficou envaidecido pelos elogios e ferido pela crítica. Tentou explicar; O cardápio, Mestre, foi Idéia de Lucas garantiu-me que uma refeição frugal passaria ao Senhor uma impressão de que a vida continua.
Segundos os escritos da época, após levar uma biaba na face direita e recusar-se a oferecer a esquerda Pedro nunca mais aceitou sugestões de Lucas.

Um comentário: