30 de set. de 2011

ANOS SESSENTA - 02


  Os bandos, isso mesmo os grupos, turmas, gangues. Criamos isso, os tímidos unidos pela idolatria a algum gênio preferencialmente da música, um rebelde, um solitário que não tinha pai, mãe, irmã, namorada e principalmente esposa. Um gênio que não era regido nem vigiado, era free, era tudo o que os tímidos queriam.
    Andando na calçada só, não chuto uma lata de lixo, mas se tiver com a turma... Queríamos chutar a lata então, vamos fazer uma turma. Os senhores viram?
    A industria novamente agiu mais rápido que nossos pais. 
    Os precursores da turma? Para mim, Marlon Brando e seus motoqueiros selvagens. Os Beatles, abre alas dos "conjuntos", a síntese do bando, jovens, rebeldes, agitados e para completar sem tenente, sem mães, sem pais, sem namoradas, sem... Foram amados por serem um bando, até começarem a ter namorada, esposa e até um tal de Sargent Pepers e terminarem com um sonho. Não me digam que foram os mesmos em suas carreiras solo!
   O grupo, isso tinha valor nos anos sessenta. Tomar conta de cidades ou qualquer canto dela era o máximo, nosso ideal. Tínhamos isso? Sim, por “imposição” daqueles que não nos valorizavam, mas queriam faturar. Em nome deste faturamento criaram os rebeldes que vibravam a cada frase criativa dita sem a supervisão dos empresários e sobre o manto das drogas, pura rebeldia. Os senhores viram?
    Que problema estes senhores criaram, problema para eles por que nós adorávamos essa tal rebeldia. Cabelos longos e idéias curtas, essa era a sua ingênua defesa. Sob aqueles cabelos longos aos poucos fomos desmontando um sistema, e criamos o nosso; Viver como queríamos, livres e soltos. Brincamos de realizar tudo, desde sonhos até, se fosse preciso à luta. Para nosso orgulho uma luta mais renhida que a deles. Não derrotamos um alemãozinho irado, derrotamos todos os conceitos de uma época, fomos longe. Tão longe que sempre era por essa “juventude transviada” que se iniciavam as lutas contra tudo aquilo que eles não mais dominavam e, por conseguinte os deixava de cabelos em pé, seus cabelos curtos e sem idéias ou poder de reação.
    Fomos então, reconhecidos, jovens sem medo e cobertos por ideais, pegando em armas nos tornamos a solução contra os mandos e desmandos das ditaduras. Os estudantes eram os precursores e os políticos curtiam os finalmente de nossas ações. Lutamos sim, por um mundo melhor e não por aquele que “eles” imaginavam, levamos nossos países à liberdade. Os senhores viram? 
   Os senhores viram sim e tiraram partido disso!

Isto não termina aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário