30 de nov. de 2010

MUDAMOS

Isto não é uma queixa!
Somos do tempo em que a missa de domingo era sagrada, por imposição e temência a Deus. Que o homem era o primeiro a ser servido na mesa, por respeito. As mulheres não trabalhavam fora, cuidavam dos filhos. Os filhos já no primeiro emprego saíam de casa, por vontade própria. Os homens usavam chapéu e fumavam, sem saber, para morrerem mais cedo. Os artistas eram inatingíveis em suas intimidades. Chegavamos no máximo a sessenta anos, depois caíamos na aposentadoria ou no envelope. Somos, os da minha idade, de um tempo em que numa folha qualquer se desenhava e escrevia.
Não ouvimos mais os chamados dos sinos, por causa da ressaca da festa de sábado. O primeiro a ser servido na mesa é quem atendeu a porta da tele entrega. As mulheres trabalham fora para aumentar a renda da família para que os filhos que ficam na creche ou na esquina possam ter uma vida melhor  e não precisarem emprego e sair de casa. Os homens usam bonés e fumam. Ah, fumam! Isso não mudou, mudou o fumo mas, não morrem mais cedo. Os artistas primeiro mostram suas intimidades depois viram artistas. Hoje chegamos aos setenta, oitenta, dirigindo, saltando, correndo e zoneteando. Hoje, numa tela qualquer desenhamos, escrevemos, nos comunicamos e muito mais.
Nada contra. Isso é fruto dos avanços  do homem a procura de melhorias, é a tal tecnologia. Homem de sessenta ainda é homem, o Viagra esta solto. Mulher de sessenta não é velhinha, é mulherão.
Agora sim, isso é uma queixa.
Estamos nós, os que escaparam do envelope num tempo em que é normal ter vereador, deputado...e até presidente analfabeto. Sei que talvez não tenhamos o ímpeto dessa geração que ai está porém, junto com ela, precisamos tomar uma atitude e resolver isso DILMA VEZ!!!

29 de nov. de 2010

BRAVURA

Somos todos bravos. Lutamos no trabalho, na rua, em casa. Temos fibra, mais que germe de trigo, temos força, mais que Itaipu e principalmente temos honra. Simplificando, temos bravura!
Somos assim por uma só razão, a de sermos mal vistos. Isto é medo, somos bravos por medo.
Shakespeare, o Willliam, disse "O sono é a imagem da morte" e daí com a bravura e o medo? Você cuida da saúde por medo da morte ou não? Quem sabe você não dorme mais!
Acredita e reza para Deus e todos os Santos. Bravos temente a Deus ou com medo do Inferno?
Bom, não interessa somos bravos, dormimos e enfretamos o inferno a toda hora!
Bravura e medo, perfeito!

AS LEIS - PRECEDENTE

Não é bom repetir-se mas neste caso... Uma pequena estória;
José da Silva, pai e arrimo de família, esposa e quatro filhos. Desempregado vivendo de bolsas, família, educação, vale gas, etc. Recebeu com tristeza a notícia do falecimento de um parente e com alegria a parte da herança que lhe tocara. Poderia, agora ter e dar a sua família vida digna. Não com a distribuição de dinheiro, pensou logo em abrir um pequeno comércio e dar serviço aos seus e a quem mais precisasse.
Comprou terreno para edificar um prédio. Caiu nas leis municipais. Recuo daqui, recuo dali, para jardim, para futuro alargamento da rua. Concordou com tudo o que era exigido e assim elaborou seu projeto, afinal nenhuma lei municipal é criada para prejudicar o crescimento da cidade e não seria ele que iria impedir a ordenação desse crescimento.


Agora, repetindo-se "As leis são teias de aranha que servem para apanhar insetos mas que se rompem a pressão de qualquer corpo mais pesado" , frase publicada neste blog em 25/09/2010.
Os personagens desta estória óbviamente são fictícios porém o que vem por ai... Não tenho certeza!

PADRE SALOMÃO

Conheço esse padre. Mauronave, sujeito metido, e com razão, moreno alto, bonito e sensual procurou o Padre Salomão para anunciar e marcar data do seu casamento. Causou espanto;
- O que, você! O dono do pedaço, que já traçou todas...
- Parei padre, agora apaixonado é amor, coisa séria.
- A Estela, eu sei, rainha da laje. Eu vi vocês saíndo do matinho.
- Pois é...Motel de pobre padre. É um matagal mas é nosso cantinho.
- Já investiguei, até já escreveu na árvore o seu nome junto ao dela, coisa mais melosa Mauronave. Para um "formigão" como tu!
Meio contrariado o padre acertou a data e no dia marcado aconteceu o casório. Para deixar claro sua opinião foi até a árvore dos pombinhos, pegou o canivete e onde estava escrito; Mauronave e Estela completou; Se o tronco murchar não vai ser por ele e sim por ela.

27 de nov. de 2010

É BOM SABER

As eleições, como elas se fazem no Brasil, são a origem de todos os nossos males políticos. (Dom Pedro II, em 1870)

Frase proferida em seus discursos e oriunda de um texto de Joaquim Nabuco de 1836, literalmente;
"Não é o vestido que tornará vestal a Messalina, porém, sim a educação do povo e, portanto, a do governo. Parece-me que devo conhecer esta chaga pois a observo, sem ser mero expectante, há quarenta e tantos anos".

Pois é, e nós os gira mundos a quarenta e tantos anos e mais cento e quarenta. Com todo esse tempo e a coisa toda continua, parece que somos meros expectantes!

25 de nov. de 2010

NATAL

É cedo eu sei mas como não se contagiar se o comércio já esta agredindo? Para esta data sou como a/o Roberta Close "Não tenho mais saco". Ora direis e o espírito natalino? Essa é outra conversa, o espírito existe e eu acredito nele, assumo. E você, tem coragem de fazer um teste?

1 - Papai Noel, para você é:
     a) Um velhinho com um saco nas costas.
     b) Um saco com um velhinho na frente.
     c) Um "velhinho propaganda" da Coca Cola.

2 - Você acha que o Papai Noel é:
     a) Homosexual por que diz Ho Ho Ho.
     b) Homosexual por que é puxado por veados.
     c) Homosexual por que nunca ouviu falar da Mamãe Noel.

3 - A árvore do Natal é:
     a) Um barato.
     b) Cara.
     c) Lenha para lareira fora de época.

4 - Presente de Natal para você é:
     a) Algo desejado que nunca ganha.
     b) Algo que ganha e nunca desejou.
     c) Algo que os outros ganham e você queria.

5 - Presente de Natal para você é:
     a) A felicidade dos comerciantes.
     b) Sua felicidade na hora da compra.
     c) Sua tristeza na hora de pagar.

Caso tenha escolhido a, b ou c em qualquer uma das perguntas você tem espírito natalino. O que você não tem é noção do que ele representa.
Vou tentar explicar; É o nascimento de Jesus, até pouco entendia-se como filho de José e Maria.  
Três reis deixaram seus castelos no oriente e partiram em grande jornada para presentea-lo. Belchior trouxe ouro, Gaspar levou incenso e Baltazar presenteou-o com mirra, tudo isso aconteceu naqueles tempos quando os homens acreditavam que ele era filho de José e Maria.
Hoje, como a maioria acredita, ele é filho de Papai Noel. Sei, vais me indagar; Mas como se não existe a Mamãe Noel? Sei lá, José também não sabia! Hoje, quem parte em grandiosa jornada para presentear alguém? Todo mundo. As crianças, os pais, os tios, os avós, os amantes... E quem é presenteado? Todos, menos é claro Jesus!
Quem sabe uma paradinha para pensar nisso? Mas por favor não vá até um presépio com um Nitendo, um Nike ou CD do Vitor e Leo, leve seu "espírito natalino", não importa qual seja ele, leve-o. 

23 de nov. de 2010

Não sou proprietário desta terra.
Não tenho a chave da porteira...
Mas este momento é meu!

PADRE SALOMÃO

Conheço esse padre... Sempre teve altos e baixos como conselheiro e educador. Na verdade mais baixos. Certa noite foi visto consolando a uma viúva com sua sutileza de sempre.
- Dona Mercedes, é como se Deus o tivesse chamado para ficar a seu lado
- Não padre, não! Deus não existe. Por que meu marido, logo ele?
- Dona Mercedes, que Deus existe, existe. O que não entendo é ele chamar um crápula destes! 
...

Foi chamado, certa noite, para dar a Extrema Unção a um moribundo. Paramentado, mandou que todos se retirassem do quarto. Sentou-se à beira da cama e antes que iniciasse as rezas o candidato a anjo começou a falar, foi mais de hora de conversa sobre sua vida "digna" até perder as forças e partir.
O padre Salomão foi até a sala com a notícia. A viúva agarrou-se a ele chorosa e agradecida;
- Pelo menos recebeu a Extrema Unção, vai estar perto de Deus.
- Não deu tempo minha senhora.
- Padre! Como ele vai encontrar o senhor?
- Chato como ele era? Se encontrar alguma porta fechada passa por baixo!
...

Mãe zelosa, Dona Carmem procurou o padre Salomão para que lhe  aconselhasse sobre seus filhos que andavam tendo atitudes estranhas.
- Padre, meus filhos andam fazendo coisas!
- Que coisas?
- Aquelas coisas. Se trancam no quarto, demoram no banho...
- E daí?
- Como eu faço para eles pararem com esses pecados?
- Manda eles aqui, uma vez por dia.
Dito e feito, todos os dias ela os levava até a igreja. Deu certo, Dona Carmem ficou maravilhada. Os meninos estavam felizes e até mostravam muita disposição na hora de ir a igreja.
- Padre, parece milagre eles largaram mão das bobagens. Como o senhor conseguiu?
- Simples. Eles chegam e eu saio!
- Só isso o senhor não disse que é pecado e...
- Não! Agora eles fazem aqui!
- Mas...Mas  o pecado é maior ainda!
- Pecado é a senhora querer controlar tesão de guri!

20 de nov. de 2010

Uma paradinha nem sempre é só para mijar!

PRESIDENTA

No caso da Dilma morar na granja não seria recomendável mudar o nome para GRANJA DA TORTA?


A propósito, seguindo os ensinamentos de Vinicius: Desculpem as feias mas beleza é fundamental! É melhor terminar com as "peladas" de fim de semana.


Sentindo-se só? Multiplique-se!


19 de nov. de 2010

PALHAÇO

"PIOR DO QUE ESTÁ NÃO FICA" - Volta da CPMF, dobrar os próprios sálarios. Explica Tiririca!

PADRE SALOMÃO

Eu conheci este padre. Quando jovem não era de pular o muro da escola com o zézinho, mas também não caminhava contra o vento sem lenço, nem documento. Não deixava ninguém se enrolar nos caracóis de seus cabelos. Macho, homem rude da roça.
Uma noite, sentado a beira de um açude viu a imagem branca de uma Santa andando sobre as águas, para ele um sinal. No outro dia, ao mesmo tempo em que sua mãe procurava pelo lençol que o vento levara do varal entrou para o seminário.
Os padres possuem o privilégio de mudar seu nome de batismo quando ordenados, alguma jogada de markenting. Assim sendo, ele, Anastácio, julgando-se o mais sábio entre seus pares escolheu o nome de Salomão.
Sua inteligência não podia ser contestada mas sua capacidade de julgar, o pavio curto e suas grosserias eram criticadas por seus pares, ímpares, múltiplos de três e por seus números primos.
Além destes predicados pecava pela desatenção. Totalmente dispersivo. No dia de sua ordenação o Bispo entrou na Igreja e todos levantaram-se menos ele. O colega ao lado cutucou-o.
- Não levanto, quem trabalha em pé é ginecologista anão!
Não satisfeito com a maravilhosa frase que havia proferido ainda fazia gestos com as mãos tentando explicar a altura do anão e apontando para a própria mãe o local de trabalho do ginecologista. Não fosse o grito do colega a explicação virava palestra.
Durante os comes e bebes dos festejos da ordenação, Padre Salomão, orador da turma partiu para o discurso, reconhecido até hoje como exemplo de sua personalidade;
- Senhor Bispo, Pai, mãe, irmãos e irmãs, início agora uma nova vida, terei momentos de lombriga em barriga rico mas, sei dos momentos de sofrimento em que como pica de portador de continência urinária derramarei lágrimas a cada passo.
Acabo de receber minha primeira missão. Eu aguardava essa missão e a recebo como Cristo esperou os pregos, de braços abertos, só que não ficarei de pernas cruzadas. Caminharei rumo a igreja da favela em cumprimento ao dever junto aos pobres. Não temo a pobreza! Criei-me comendo barro para cagar tijolo e é com esses tijolos que edificarei meus sonhos, minhas metas e talvez hemorróidas.
Serei digno do cargo de representante do homem na favela.
Os senhores e as senhoras que me viram nascer no mato junto a minha casa. Os senhores e senhoras que viram eu ser concebido junto a sanga naquele convescote, vocês que me viram menino, depois moço saudável e viril, corrido a pau de perto de suas filhas confiem em mim. sobre esta batina esconde-se um lutador, forte como tapa de cafetão, persistente e metido como pentelho em boca de velho mas, temente ao Senhor, temente como gurizote indo para a zona.

O estilo do padre Salomão ficou conhecido na favela após muitas ovelhas de seu rebanho procurarem seus conselhos. Seu modo cru, sem sutilezas cativou a todos.
Uma de suas sábias lidas ocorreu num sábado à tarde quando preparava-se para seu sagrado soninho e foi interrompido pela campanhia. Sua reação foi instantânea;
- Não da para apertar o clitóris da mãe?
Uma voz aflita de senhora clamou;
- Padre Salomão!
Ele tentou esqueçer, ficou calado, quieto.
- Padre Salomão!
Continuou quieto.
- Padre Salomão!
Levantou-se resmungando uma ladainha que não seria aceita em nenhuma procissão. Abriu a porta. Era dona Maria, uma devota que não lhe deu tempo para esparramar os impropérios que pensara. Entrou no recinto.
- Padre com um pobremão!
- Três dona Maria, três! O primeiro é esse que a senhora ainda não me falou, o outro é a petulância e o terceiro é a mão na cara estou a fim de...
- Padre é causo sério. O Marião, meu marido, chega em casa todo dengo e vem prá cima de mim, cutuca, aperta, chera meu cangote. com desvio de conduta!
- Dona Maria, ele esta é com desvio de sépto para cheirar um cangote desses!
- Ah, isso eu não sei Padre se ele tá septo ou errado, é o que quero sabê, devo dar atenção prá ele ou é pecado?
- Dona Maria, a senhora deve dar para ele não só atenção, pelo amor de deus dá o que ele quiser!
- Padre Salomão, o senhor não tem idéia do que ele quer.
- Se eu tenho idéia não interessa, da para o Marião o que é do Marião!
- Pronto, vô dá!
Antes de começar a missa das seis o padre Salomão avistou Dona Maria chorando copiosamente junto a uma coluna da igreja. Aproximou-se dela e notou alguns hematomas em seu rosto;
- Dona Maria o que houve?
- Ah, padre! Fiz como o senhor mandou, dei pro Marião o que era dele, a geladeira, dois cobertores, as roupas, tudo e acabei apanhando.
- Mas não era isso Dona Maria, eu falei de sexo, seu marido queria sexo!!!
- Eu sei padre!
- Então dona Maria porque não lhe deu?
- Como padre, se não é dele?
- Ai meu saco! Eu sei que é seu, que não é dele, é um modo de falar, se ele é casado com a senhora é como se fosse dele!
- Mas não é, é do cumpadri Jorgi!!!



16 de nov. de 2010

POESIA (Série - Se essa língua é a minha eu...)

O ORTO


Quando te conheci
conheci o Orto.
Amei a ti
e não o Orto.


Hoje cansada de ti
começo a amar o Orto.


Ocorreu que mandavas
enquanto o Orto Pedia.




A BI


Quando te conheci
conheci a Bi.


Amei a ti
não a Bi.


Hoje cansada de ti
começo a amar a Bi.


Ocorre que me mandas
e a Bi pede.




PASSARINHOS


Sob frondosa árvore
Abatido e velho eu ouvia o canto
dos pintassílgos.


Doído pensava.
Por causa dos tico ticos
o curruira.


A PRIMAVERA


Bailam as borboletas
saídas de horrrendos casulos

VULCÃO (Série - Se essa língua é a minha eu...)

-  Mamãe, não é perigoso deixar aqui uma pessoa que pode erupir?
- Erupir! Como assim menino?
- A empregada, o papai disse que ela tem um vulcão entre as pernas!
- Quem? Onde? Quando?
- Sempre que a senhora não esta em casa...
- Aquele desgraçado, filho de uma p... Vou mandar ela embora agora mesmo!
- É isso ai mamãe, segurança é tudo!
- A propósito querido não é erupir e erupção!
- A mãe, então não tem perigo, ela nunca pediu para o papai entra com o eru, só com pi...
- Cala a boca guri!

13 de nov. de 2010

VAI MUDAR

Cotovelo na mesa, queixo na mão, olhar perdido. Sou eu pensando que alguma coisa vai mudar.  Eu sei, vou explicar. Há muito tempo descobriram dois caras talhados para o sucesso, o Roberto e o Erasmo.
O Roberto após comprar um calhambeque se deu conta da besteira e começou a correr a 120 Km/hora nas curvas da estrada de Santos e jurou que não ia mais parar. O Erasmo resolveu ficar sentado à beira do caminho.
O que vai mudar? Os brasileiros. 
Tenho observado nas entrelinhas da mídia escrita, nos entre sons da mídia falada e nos entre pixels da mídia televisada pequenas e ainda tímidas manifestações sobre a nossa incapacidade de crer naquela lei da física; A toda ação há uma reação.
Eles, os grandes coisas, governo, multinacionais, os cartéis, enfim todos os baita estão agindo e nós não reagindo. É eles na fita e nós onde? Na fita crepe, enrolados!
Vai mudar, vai mesmo. Trouxeram  bugigangas para nos vender, e na ambição de vender cada vez mais foram se entregando, veio embutido tecnologia e acesso a informação e quer saber estamos aprendendo. Vamos reagir como fazem no primeiro mundo, aguardem.
Bom, mas e o Roberto e o Erasmo o que tem com isso? Na verdade são dois grandes caras, para mim mesmo quilate mas, o Roberto a 120 é Rei e o Erasmo na beira do caminho. Não é a toa seu nome rimar com marasmo.

7 de nov. de 2010

5 de nov. de 2010

SÓ ASSIM

Eu não estou louco, meio saído do caminho, meio de lado, meio sem rumo,louco não. Penso o que quero e não faço. Não fazia até resolver mudar tudo. Agora faço o que penso e volto atrás.